Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Intestino Preso x Emagrecimento

Preso
Olá pessoal,

Ando meio fascinada por emagrecer, quando coloco alguma coisa na cabeça, entro em numa ansiedade imensa, e fico buscando diversas informações para que eu consiga resolver aquele impasse. Parece que minha cabeça cria um hiper foco, que muitas vezes não consigo fazer mais nada e só pensar nisso! Precisarei me controlar pois isso pode se tornar um "fogo de palha", e o que eu quero que exista neste meu Projeto de Emagrecimento Definitivo é a consistência e a continuidade do ínicio ao fim. Esta vez será ÚNICA e DEFINITIVA!

E é claro contarei muito com o apoio de minhas amigas blogueiras. (Ainda não tenho muitas, mas tenho certeza que farei amizades com pessoas queridas e abençoadas!) E com certeza irei fazer o possível para contribuir para o também sucesso de vocês no Emagrecimento Definitivo!

Estava pensando e buscando sobre quais são os fatores que dificultam o emagrecimento, a correnteza de obstáculos são muitas (retenção de líquidos, falta de exercícios físicos, comer demais, metabolismo lento, intestino preguiçoso etc.), e encontrei uma matéria interessante sobre o intestino preso.

Para me precaver deste obstáculo, estou tomando chá de sene toda noite. 1 copo antes de dormir. Está felizmente está surtindo efeito!!

Muita determinação e coragem à todas,
Bjo, Fabi

INTESTINO PRESO

Por Equipe Bem Leve
redacao@bemleve.com.br
http://www.bemleve.com.br/destaque/intestino-preso/1164

Intestino preso é queixa de muita gente. Cerca de 70% das mulheres sofrem com esse mal. Mas não são só elas as afetadas, homens também passam pelo problema. E, de fato, a constipação intestinal é razão de desconforto, pois o organismo retém, às vezes por tempo demais, o que deveria ser eliminado.

Muitas dúvidas surgem em relação à freqüência com que devemos ir ao banheiro. Se formos ver do do ponto de vista fisiológico, o ideal é evacuar após cada refeição realizada. Para isso, existe um reflexo chamado de gastro-cólico que faz o individuo ter essa vontade depois de se alimentar. Mas, como estamos presos a fatores sociais, nem sempre essa necessidade fisiológica pode ser atendida. Assim, é muito comum, através de repetidas repressões, perdermos definitivamente esse reflexo, tornando a evacuação mais desencontrada da rotina alimentar em si.

Está aí também a razão pela qual as mulheres se tornam as maiores vítimas da prisão de ventre: elas possuem mais pudores em ir ao banheiro fora de casa. Esse hábito acaba fazendo com que o intestino se torne preguiçoso.

Ir ao banheiro para evacuar diariamente é importante mas não essencial em termos de saúde. Algumas pessoas podem ter o transito intestinal mais lento e ir ao banheiro apenas de dois em dois dias, ou até de três em três, desde que as fezes tenham características normais, de forma e consistência. Sendo assim, nenhuma providencia necessita ser tomada.

Porém, se começarem a ficar ressecadas, mal ligadas (bolinhas separadas), duras e em volumes progressivamente menores, temos aí caracterizada a constipação intestinal. Nesse caso, suas conseqüências deverão ser combatidas.

O uso de laxantes, de maneira orientada e não regular, pode ser de muita ajuda. Mas é importante saber que o abuso pode levar à dependência e criar mais problemas do que soluções. Para enfrentar a prisão de ventre corretamente, é preciso fazer um diagnóstico das causas dessa constipação.

No entanto, a alimentação tem papel fundamental nessa questão, tanto para ajudar na melhora quanto para evitar o quadro. Algumas deficiências no cardápio e de hábitos de vida agravam a constipação, são elas:

- Falta de fibras insolúveis na alimentação – pode estar vinculada à falta de ingestão habitual de frutas e verduras

- Pouca ingestão de água diariamente - recomenda-se um copo de água a cada hora útil do dia

-Falta de exercícios físicos – leva a uma redução da atividade muscular, que está vinculada à respiração abdominal e que funciona como massageador natural dos intestinos.

- Estresse - tumultua o relógio biológico, regulador natural das funções fisiológicas do corpo (falta de rotina para reservar um horário do dia para que o intestino funcione.)

6 comentários:

  1. Olá!
    Tenho feito o mesmo que vc porém, perquisando fiquei preocupada se não estou me enganando. O fato é que sabemos que o que comemos será absorvido pelo organismo no intestino delgado e penso que se provocamos a evacuação com chá, o alimento não permanece no organismo tempo suficiente. Porem, diante das pesquisas que fiz, é dito que o que perdemos mesmo são mais líquidos, por isso nos sentimos "magras" no dia seguinte. Enfim...
    Como comecei a fazer esse processo a menos de uma semana, gostaria de saber de vc se realmente emagreceu visto que tb li que esse chá é indicado em caso de obesidade.
    Grande abraço e Deus esteja contigo.
    Bjs.
    Pauli paulimalanche@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esta imagem retrata a sensação de intestino preso.

    http://4.bp.blogspot.com/_EUTsl44OTHE/SqK3JE_zDCI/AAAAAAAAAJE/VYGYV565TPc/s1600-h/folder_invisifiber61_86169664.jpg

    ResponderExcluir
  3. não fiz nenhum tratamento como alimentos normais do dia a dia .Só que gosto muito de comer e talvez isso estaja me prejudicando muito, queria saber o que posso comer e que isso me fizesse bem.Eu estava comendo aveia no café da manhã.

    ResponderExcluir
  4. oi pessoal olha eu tenho anorexia so como se linhaça batida com agua e tudo sobre emagrecer to dentro entro em todo blogs procurando novas dietas so digo pra vcs que estao começando agora tomar cuidado eu estou aprendo a comer de novo mas não é facil depois que vc começa a emagrecer nao quer mas parar e penso antes ficar sem comer do que engordar cuidado pessoal emagreçam com saude
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Fabi sua fofa eu tb to tentando emagrecer e tenho intestino preso, já tomei chá de sene e florzinha não pode tomar todo dia ta, pare agora! Da uma pesquisada só pode tomar uma vez por semana ta bjo Kelly

    ResponderExcluir
  6. Eu só sei de uma coisa, esse negócio de emagrecer é bronca, é uma verdadeira TROMBA!!!

    ResponderExcluir

Ficarei contente com seu comentário :D